top of page

Cidadania Italiana Sem ir há Italia é possível?

Foto do escritor: Nelson PaschoalNelson Paschoal

Sim é possível reconhecer a sua cidadania sem ir até a Itália.

Também você não terá que enfrentar toda a fila dos consulados, que hoje no consulado de São Paulo chega a 12 anos.

Então vamos lá vou te explicar como funciona a cidadania judicial.



Como Funciona a Cidadania Judicial?


Hoje em dia segundo a lei Italiana não é preciso se deslocar até a Itália. Com o envio de uma procuração autenticada e dos documentos requeridos pelo seu advogado.

Este tipo de ação judicial deve ser feito diretamente no tribunal de Roma, não podendo ser requerido nos consulados ou nos comunes Italianos.

Você precisara de um advogado registrado na Ordem dos advogados Italiano, para representar você e sua família junto ao Tribunal de Roma.

Se você obtiver exito o Tribunal de Roma expede uma ordem Judicial ordenando que o Estado Italiano registre a cidadania dos envolvidos, seu advogado te enviará seu Estratto per Riassunto dell’Atto di Nascita (Seu sonho de se tornar italiano, estará pronto com sua certidão Italiana transcrita)



Documentos e Procedimentos Necessários do Pedido Judicial


Estar cadastrado na fila do consulado ao menos por 02 anos.

Certidão de nascimento e casamento de todos os envolvidos na sua linha de descendência desde o seu antenato até você, negativa de naturalização do seu ascendente italiano;

Todos os documentos emitidos no Brasil deverão vir acompanhados de tradução juramentada para o italiano e legalizados com apostila emitida dos cartórios brasileiros.



Obs: Todos os dados contidos neste artigo tem carater informativo, sempre que você escolher esse caminho consultar um advogado registrado no Tribunal de Roma para orientações mais especificas.


70 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Mario Vinicius
Mario Vinicius
Sep 10, 2020

Muito top, explicação

Like
bottom of page